Dores nas costas |
Osteoporose e dores nas costas
Dor aguda
Dor crónica A dor crónica resulta do esforço que é colocado nos músculos e ligamentos da coluna. Se já desenvolveu uma corcunda e tem menos altura, como consequência da osteoporose, isso é resultado de várias pequenas fracturas, que muitas vezes podem até ter passado despercebidas. Estas alterações tornam mais difícil manter a coluna vertebral direita, exigindo um maior esforço aos músculos e ligamentos. Este esforço é a causa da dor crónica.
A dor crónica pode durar meses. A sua intensidade pode até nem ser muito grande, mas é muito incomodativa e pode dificultar as tarefas diárias.
Nos períodos de agravamento da dor deve fazer os analgésicos que o seu médico receitou. Não espere que a dor seja insuportável para começar a fazer os medicamentos. Mais vale tomar regularmente um analgésico, evitando que a dor se agrave.
Outras medidas simples como a aplicação de calor local, são úteis para aliviar as dores nas costas. A mudança frequente de posição e a utilização de um bom suporte lombar (p.ex. uma almofada atrás das costas quando está sentada) são outros exemplos de gestos simples que também podem ajudar.
A execução regular de exercícios que ajudam a fortalecer e a alongar os músculos das costas são muito importantes para diminuir a dor crónica. Estes exercícios podem ser executados em casa, depois de serem aprendidos com um terapeuta.
A execução das tarefas diárias de forma correcta é fundamental para evitar as dores nas costas e também para evitar novas fracturas vertebrais.
Nos quadros seguintes pode ver alguns exemplos de como deve executar as suas tarefas e também de alguns exercícios de fortalecimento e alongamento que pode executar em casa, depois de se aconselhar com o seu médico. |