Acções |
Assembleia Geral OrdináriaIrá decorrer uma Assembleia Geral Ordinária nas instalações da Sede da APOROS, no dia 2 de Novembro de 2015 pelas 18h00.
Vamos todos correr pelas Doenças Reumáticas
No dia 11 de Outubro, Dia Mundial do Doente Reumático, a SPR, a Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas e a Associação Portuguesa de Profissionais de Saúde em Reumatologia juntam-se numa corrida e marcha solidária pelas doenças reumáticas.
Junte-se a nós nesta iniciativa! A correr ou a caminhar, importa é participar.
Contamos consigo! Participe, traga a família, os amigos e os conhecidos, e divulgue pelos seus contactos.
Vamos MOVER! Todos juntos pelos doentes reumáticos.
3º Congresso da Associação Para a Segurança dos Doentes
O 3º Congresso da Associação Para A Segurança dos Doentes (APASD) vai incidir sobre questões ligadas a autonomias diminuídas. Dado tratar-se de uma reunião que vai permitir juntar profissionais de elevada craveira humana, científica e técnica espera-se que possa ser um contributo importante para a importância social e interdisciplinar do tema.
Programa PLE²NO
O Programa PLE²NO está a recrutar voluntários para participarem num programa comunitário GRATUITO para o tratamento da Osteoartrose do Joelho, através de Exercício Físico e da Autogestão da doença.
O programa é promovido pela Faculdade de Motricidade Humana e tem o apoio da Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas (LPCDR) e decorrerá entre os meses de Setembro a Março, em diferentes locais já definidos: Carnaxide (Universidade Sénior), Linda-a-Velha (Junta de Freguesia e Universidade Sénior “Nova Atena”), Dafundo (União Recreativa do Dafundo), Algés (Igreja Evangélica Assembleia de Deus) e em outros locais a confirmar.
Os utentes interessados em participar no PLENO deverão optar por uma das três opções:
2 – Contacto atráves do telefone 915356604. 3 - Preenchimento informático do questionário PLENO e sua devolução para o email Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
Para informações adicionais, contacte-nos:
Impacto Económico da Osteoporose
Segundo os autores “a despesa associada às DR tenderá a aumentar significativamente, devido ao envelhecimento da população” principalmente na faixa etária acima dos 50 anos, onde a prevalência destas doenças, “que são em todo o mundo a principal causa de dor e incapacidade física”, é mais elevada.
No texto os autores fazem uma análise do impacto socioeconómico das várias DR, onde se inclui a osteoporose, na população portuguesa.
Os autores referem que esta doença (OP) e as fraturas que lhe estão associadas “são um grave problema de saúde pública, atingindo milhões de pessoas e constituindo uma importante causa de morbilidade e mortalidade, com custos associados muito elevados. As fraturas localizadas na extremidade proximal do fémur (FEPF) provocadas por trauma ligeiro de baixa energia são consequências particularmente graves da Osteoporose”.
De acordo com os dados de 2006, fornecidos pela Direção Geral da Saúde (DGS), estima-se que em Portugal tenham sido gastos “52 milhões de euros em cuidados diretos hospitalares estritamente relacionados com as FEPF”. Ainda de acordo com os autores, calcula-se que “atualmente, a despesa hospitalar associada a estas fraturas deverá ser muito superior já que, se por um lado esta despesa tem uma tendência em aumentar, por outro este valor calculado em 2006 pela DGS deverá tratar-se de uma subestimativa dos reais valores hospitalares envolvidos, dado o valor unitário contemplado.
Concluem que a osteoporose é uma doença reumática “com grande impacto económico em Portugal, pelo que, a medição completa deste impacto e a identificação de potenciais ações que visem a sua prevenção é do maior interesse no atual período económico desfavorável”
APOROS e a "Saúde Mais Próxima"
A "Saúde Mais Próxima" é um programa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa que tem como objectivo fazer uma avaliação das principais doenças crónicas com vista a identificação de indivíduos em risco.
Leia aqui o artigo. Semana da Saúde & Bem Estar
A pedido da Fundação S. João de Deus divulgamos o evento que a mesma irá realizar, a Semana da Saúde & Bem Estar, de 15 a 19 de Julho. Este evento, que irá decorrer no espaço da Fundação S. João de Deus, na Av. Júlio Dinis 23, tem como objectivo fomentar a qualidade de vida através da promoção da saúde e prevenção da doença. Serão realizados rastreios à audição, medições de colesterol, glicémia, check-ups nutricionais, sessões de osteopatia e de coaching, Yoga; nos fins de tarde serão dinamizadas sessões de sensibilização de Reiki, Biodanza, alimentação saudável e a doença celíaca.
A participação nos rastreios e eventos é totalmente gratuita, sendo necessário efectuar a marcação para as sessões de coaching e osteopatia, bem como proceder à inscrição nos workshops através dos seguintes contactos:
Av. Júlio Dinis, 23 Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
Consulte o programa aqui.
Ferramenta de Avaliação do Risco de Fractura Osteoporótica em Processo de Validação para Portugal
O lançamento do FRAX pelo World Health Organization Collaborating Centre for Metabolic Bone Diseases da Universidade de Sheffield, em 2008, representou um marco importante na identificação dos indivíduos com elevado risco de fractura osteoporótica. O FRAX é uma ferramenta que permite avaliar a probabilidade individual de fractura de fragilidade a 10 anos, com a vantagem óbvia de ajudar a identificar quais os doentes que necessitam de intervenção farmacológica adequada mais precoce. O desenvolvimento desta ferramenta, que se destina a ser utilizada em cuidados de saúde primários em indivíduos que ainda não estão a fazer medicamentos para a osteoporose, demorou vários anos e tem por base estudos epidemiológicos realizados em vários países do Mundo, podendo ser utilizado mesmo em doentes que não fizeram medição de massa óssea.
A ferramenta é específica para cada país já que a incidência das fracturas e a taxa de mortalidade, dados fundamentais para o cálculo de risco, são diferentes de país para país. Em 2010 a APOROS candidatou-se a um dos concursos da Direcção-Geral da Saúde (DGS) para atribuição de apoio financeiro a pessoas colectivas privadas sem fins lucrativos com o objectivo de conseguir a validação do FRAX para a população portuguesa. O projecto, denominado "FRAX Port" e com a duração prevista de 2 anos, vai ao encontro dos objectivos do Programa Nacional contra as Doenas Reumáticas, conta com a parceria, entre outras entidades, da Sociedade Portuguesa de Reumatologia e da Sociedade Portuguesa de Doenças Ósseas Metabólicas e tem como investigador principal o Prof. José António Pereira da Silva dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Para além da DGS o projecto tem o apoio financeiro da Amgen. A primeira parte do projecto está em fase de conclusão, tendo decorrido em Coimbra, no dia 28 de Abril, a primeira reunião de consenso que contou com a participação de co-investigadores, sociedades científicas e associações de doentes da área da osteoporose. Na reunião foram conhecidos e analisados os dados sobre incidência de fracturas em Portugal e os resultados iniciais obtidos pela equipa da Universidade de Sheffield, dirigida pelo Prf. John Kanis.
Já se encontra disponível a adaptação do FRAX para a população portuguesa no seguinte link. II ReumaCare
O ReumaCare idealizou-se como um espaço formativo de referência para profissionais de saúde que cuidam de pessoas com doenças reumáticas. No ano de 2012 realizou-se o "I ReumaCare: Curso de Reumatologia para Profissionais de saúde". Seguiram-se de forma natural outros eventos, nomeadamente Sessões de Educação para a Saúde para doentes e familiares (ReumaPatients) e encontros de trabalho entre profissionais de saúde (ProReumaCare). Nos dias 17 e 18 de Maio, em Coimbra, irá realizar-se o II ReumaCare. Para mais informações, consulte o programa e o website do evento.
Notificação de Reações Adversas a Medicamentos
Nos próximos dias 17 e 18 de abril o Infarmed vai levar a efeito duas sessões informativas sobre "Notificação de Reações Adversas a Medicamentos" dirigidas aos utentes, que terão lugar pelas 17:00, no Auditório do Infarmed. Para mais informações consulte aqui o site do Infarmed e inscreva-se através do seguinte formulário.
"Portugal Saudável" no Parque Desportivo Carlos Queiroz
No próximo dia 23 de Fevereiro, entre as 9h e as 13h, realiza-se o evento "Portugal Saudável" no Parque Desportivo Carlos Queiroz, contando com a APOROS como um dos parceiros da iniciativa. Neste evento irão decorrer actividades como rastreios, palestras de nutrição e uma aula de Zumba. Para mais informações consulte a página Oeiras Viva.
Osteoporose e o papel do pHNutrição na Idade da Sabedoria - Boletim Nesvida n.º 12
Leia aqui o artigo.
Para informações adicionais, as referências bibliográficas citadas no texto são as seguintes:
5) Nestlé - Corporate Wellness Unit. (2007). Food and Nutrition communication. 6) Jehle S, Zanetti A, Muser J, et al. (2006) Partial neutralization of the acidogenix Western diet with potassium citrate increases bone mass in postmenopausal women with osteopenia. J Am Soc Nephrol. 17(11):3213-22.
Projecto Capacitar é Ganhar Saúde
Quem estiver interessado em participar no projecto abaixo, sem qualquer custo para os participantes, deverá telefonar para o n.º 21 361 69 27. 100 Alunos, um Desafio, 12 horas! - 21 de Outubro de 2011
O "Projecto Jovem Investigador" foi iniciado há 2 anos, numa colaboração entre a APOROS e a AMGEN, para incentivar os jovens a tomarem consciência da necessidade de prevenir desde cedo a osteoporose, adoptando medidas saudáveis para o osso e a vida. Este ano, para as comemorações do Dia Mundial da Osteoporose, juntou-se a este projecto a Junior Achievement Portugal (JAP), uma organização sem fins lucrativos, cuja finalidade é desenvolver nas crianças e nos jovens o empreendedorismo, a criatividade, a responsabilidade, a iniciativa, a inovação e o trabalho em equipa. A acção "Innovation Challenge - Jovem Investigador" decorreu no dia 21 de Outubro, nas instalações da FIL e contou com a participação de 100 alunos, com idades entre os 15 e 18 anos, de cinco escolas da Grande Lisboa: Escola Comércio de Lisboa, Escola Profissional Artes, Tecnologia e Desporto, Escola Profissional Magestil, Escola Profissional de Manique e Escola Profissional Val do Rio. O desafio proposto aos jovens foi a criação de campanhas de sensibilização da população sobre o tema "Como prevenir as quedas nos idosos, que levam a fracturas?". As 17 equipas tiveram 12 horas para criar e apresentar ao júri os seus projectos. Durante todo o desafio os jovens contaram com a colaboração de membros da JAP e de voluntários da APOROS, da Brandia Central, da SDO Consultoria e da Companhia de Ideias, que se associaram ao projecto. No fim do dia as equipas tiveram 5 minutos para fazerem a apresentação pública dos seus projectos a um júri constituído pela Sra. Leónia Palha (da APOROS), pela jornalista de Saúde da RTP, Marina Caldas, pela Dra. Manuela Oliveira (da Sociedade Portuguesa de Doenças Ósseas Metabólicas), pela Dra. Manuela Machado (da AMGEN), pela Erica Nascimento (da JAP) e pela presidente da APOROS, Dra. Viviana Tavares. A equipa "Life Changing Innovation", constituída pelos alunos Ana Raquel Gouveia, Hugo Alves, Stella Sousa, Ricardo Manuel Ribeiro e Sara Serpa, ficou em primeiro lugar, com um campanha de sensibilização a ser desenvolvida em várias fases, aproveitando os pacotes de leite de linha branca para transmitir conselhos sobre prevenção de quedas. Em segundo lugar ficou a equipa "Ossos sobre Rodas", cujo projecto propunha a criação do "Osteocar", um camião transformado em casa, com todas as suas divisões visíveis para o exterior, sendo identificadas as zonas mais perigosas e os obstáculos que levam às quedas no domicílio, ensinando aos visitantes as formas de se movimentarem e executarem as tarefas diárias em segurança. A equipa "Ajud'Arte" ficou em terceiro lugar com um projecto de prestação de apoio domiciliário a doentes com osteoporose por grupos de adolescentes voluntários. A angariação e formação dos voluntários seriam feitas nas escolas e a inscrição dos idosos no programa seria possível através dos centros de saúde e farmácias. Todos os envolvidos consideraram que a iniciativa foi um sucesso e superou as expectativas, com a criatividade e o espírito de solidariedade dos jovens bem patentes nos projectos apresentados, com ideias, frases e imagens com forte potencial no campo do marketing social. Para a APOROS este projecto, que não teria sido possível sem a colaboração incansável de todos os parceiros, foi uma forma de chamar a atenção dos jovens para o problema da osteoporose e, através deles, fazer chegar a mensagem aos amigos e familiares. A equipa "Life Innovation Challenge", primeira classificada no desafio (foto Junior Achievement Portugal) Os jovens da equipa "Ossos sobre Rodas", classificada em segundo lugar (foto Junior Achievement Portugal) "Ajud'Arte" - a equipa classificada em terceiro lugar (foto Junior Achievement Portugal)
Duquesa da Cornualha encontrou-se com doentes com osteoporose e com médicos e cientistas que se dedicam à investigação desta patologia - 29 de Março de 2011
Desde há muitos anos que Duquesa da Cornualha se interessa pela doença. O sofrimento por que viu passar a sua avó materna, que tinha uma osteoporose grave, com múltiplas fracturas, levou-a a dedicar-se à causa da prevenção da doença e desde há vários anos que é patrona da National Osteoporosis Society, colaborando activamente em muitas das suas acções. Durante a visita oficial que realizou a Portugal na companhia do Príncipe Carlos, a Duquesa visitou o Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina de Lisboa, onde teve oportunidade de falar com vários dos médicos e investigadores que se dedicam a trabalhos na área do metabolismo ósseo e da osteoporose. Numa das salas de reunião da Faculdade de Medicina realizou-se também uma reunião informativa para doentes com osteoporose, organizada pela APOROS. Nesta reunião a Duquesa, que foi acompanhada pela Primeira Dama, Dra Maria Cavaco Silva, teve oportunidade de falar com vários doentes, mostrando-se sempre interessada em saber mais sobre a sua situação pessoal e as dificuldades que sentiam no seu dia a dia, deixando sempre uma palavra de esperança e de ânimo. Em conversa com os dirigentes da APOROS informou-se sobre as condições de acessibilidade aos métodos de diagnóstico e tratamento comparando-os com a situação que se verifica no Reino Unido, sobre a qual se encontrava bem informada, tendo manifestado surpresa pela existência de melhores condições de acesso em Portugal.
Fotos por Rui Vila / FMUL
Pós-graduação em Termalismo e Turismo de SaúdePanfleto informativo: frente e verso
Conferência Internacional Chaves 2011 Health and Wellness - 13 a 15 de Outubro de 2011"Destinos de Saúde e Bem-estar Sustentáveis"
XIII Fórum de Apoio ao Doente Reumático - 29 e 30 de Outubro de 2010"Exercício Físico e Alimentação nas Doenças Reumáticas"
Seminário OSTEOPOROSE - 9 de Janeiro de 2010
5º Congresso da Associação Portuguesa de Psicogerontologia - 15 e 16 Outubro 2009
A Associação Portuguesa de Psicogerontologia (APP) (www.app.com.pt) é uma instituição particular de solidariedade social (IPSS) constituída no ano internacional das pessoas idosas (1999) com o objectivo de desenvolver, apoiar e dinamizar iniciativas e referências ligadas à boa prática do processo de envelhecimento. O 5º Congresso da Associação Portuguesa de Psicogerontologia, decorrerá nos dias 15 e 16 de Outubro de 2009, no Auditório do Forum Lisboa, na Avenida de Roma, e será subordinado ao tema "Envelhecimento: da biologia à gerontotecnologia".
XII Fórum de Apoio ao Doente Reumático - 9 e 10 Outubro 2009
Para mais informações por favor contacte a Liga Portuguesa contra as Doenças Reumáticas -telefone 213648776.
1ª. Jornadas de Reumatologia - 17 Abril 2009
A convite da Universidade Sénior de Almada (USALMA) e da Associação de Professores do Jornadas A.N.D.A.R. - 8 Abril 2009
Realizaram-se no passado dia 8 de Abril, no Palácio dos Condes de Óbidos as Jornadas da A.N.D.A.R. – Ass. Nac. Doentes com Artrite Reumatóide durante as quais estivemos presentes divulgando e distribuindo folhetos sobre Prevenção e Tratamento da Osteoporose. Dia Mundial da Osteoporose - 20 Outubro 2008
> Dia Mundial da Osteoporose - 2004Tema: Osteoporose MasculinaA APOROS em conjunto com a Câmara Municipal de Loures e com vários artistas plásticos pintou duas telas para celebrar o dia mundial da Osteoporose. > Dia mundial da Osteoporose - 2003Desfile: "Vestidas pela prevenção"A APOROS em conjunto com a estilista Susana Gateira foi feita uma exibição de actividades desportivas várias para chamar a atenção para a importância do exercício na Osteoporose. > Dia mundial da Osteoporose - 2002Qualidade de VidaMesa redonda: "Osteoporose juntas pela prevenção"A APOROS em conjunto com a Câmara Municipal de Oeiras realizou uma mesa redonda que contou com mulheres de prestígio reconhecido em várias áreas.
|